Descobrir número do PIS

By
Descobrir número do PIS -  São contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista e suas subsidiárias, excluídas as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).

Para receber direitos trabalhistas como PIS/PASEP, Seguro Desemprego e FGTS, é necessário saber o número do PIS. Esse número pode ser facilmente encontrado na Carteira de Trabalho na última folha nas carteiras mais antigas ou se sua Carteira de Trabalho é mais nova esse número fica na página da foto.

Muitos trabalhadores desconhecem esse número ou não encontram o mesmo na carteira de trabalho, para isso existem algumas soluções como o site do DATAPREV ou as agências da Caixa Econômica Federal, vamos entender mais um pouco sobre o PIS.
Descobrir número do PIS

PIS, COMO FUNCIONA

O Programa de Integração Social (PIS) foi criados pelo governo federal em 1970, com o objetivo de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego. O PIS é destinado aos que atuam no setor privado.

Sem o cadastro do PIS, o trabalhador não pode receber benefícios como o próprio PIS, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o Seguro-Desemprego.

Normalmente, o cadastro é feito na empresa, pelo próprio empregador, o que facilita a vida do funcionário e da empresa também, que ao executar essa tarefa já fica com tudo em dia e tem acesso à documentação mais rápido.

Os valores do PIS são considerados por muitos trabalhadores como o 14º salário. Equivale a um salário mínimo que é pago de forma proporcional com os meses trabalhados e é pago conforme o calendário anual estabelecido pelo CODEFAT. Para recebê-lo é preciso estar cadastrado pelo menos cinco anos, além de ter sido informado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Para o pagamento do PIS 2016 foi feito uma alteração do no valor a receber, antes bastava trabalhar 30 dias e já teria direito ao pagamento de um salário minimo, agora mudou, o valor será proporcional ao tempo de trabalho. Se trabalhou 1 mes o calulo será baseado neste período e assim sucessivamente

COMO DESCOBRIR O NUMERO DO PIS

O DATAPREV é uma empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, ela é responsável pela Gestão de Base de Dados Sociais Brasileiros. No site do DATAPREV é possível ficar sabendo do número do PIS, acesse o link: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

Não se esqueça de ter em mãos os números do CPF e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação como CTPS ou CNH.

Outro meio de se obter o número do PIS é através do cartão cidadão da Caixa Econômica, pois o número deste cartão é o mesmo número da inscrição do PIS. E caso você não tenha o Cartão Cidadão, você deverá ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, munidos de seus documentos de identificação e solicitar que um atendente lhe ofereça essas informação.

COMO E ONDE RECEBER O PIS

O trabalhador deve ser cadastrado pelo empregador no ato de sua primeira admissão, ou seja, no seu primeiro emprego, e uma única vez. O cadastramento do PIS pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores inscritos no PIS podem sacar o abono nas agências da Caixa Econômica Federal e, os que tiverem o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de Autoatendimento e postos do Caixa Aqui.

O pagamento pode ser realizado também pelas seguintes maneiras:

- Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa;

- Nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;

- Em agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.